Ezequias Vilha Macedo é um indígena Tikuna missionário entre seu povo, no Alto rio Solimões, Amazonas (fronteira Brasil/Peru/Colômbia). Seu trabalho é bastante diferente do de outros missionários indígenas e também não indígenas. Ezequias atua na gravação em áudio de músicas tikuna e de traduções de porções bíblicas na língua tikuna, colocando tudo em uma estação de rádio da região, num trabalho de parceria com uma rádio cristã internacional – sendo ouvida em horários específicos nas aldeias.

Isso é muito importante na valorização e preservação do idioma de seu povo, que tem muitos jovens vindo para as cidades da região e têm que usar o português nos seus estudos e vida urbana, o que poderia levar à gradativa desvalorização da língua materna. Para isso ele já fez treinamentos no sudeste e um estúdio foi montado há anos na aldeia Filadélfia, em Benjamin Constant, Amazonas, onde o trabalho técnico é feito.

Quando conheci Ezequias ele fazia esse trabalho em sua própria casa, com os programas específicos no computador, mas com aparelhagem mais improvisada. Além disso, Ezequias faz um trabalho de apoio no fortalecimento das igrejas indígenas através da música. Neste janeiro de 2019 ele, que é um dos líderes da Igreja Evangélica Indígena na aldeia Filadélfia. Está ajudando no curso bíblico que acontece a cada mês de janeiro na dependências do seminário Tikuna na região.

Ezequias Tikuna é um dos mais de 1200 missionários autóctones apoiados através da atuação da VEM Brasil. Vejam as fotos, que me trazem muita saudade!

José Vicente F. de Carvalho