Localizada na parte Oriental da Europa, ou Leste Europeu, Romênia é um país que faz fronteira com a Ucrânia, República da Moldávia, Bulgária Hungria e Sérvia e é banhada pelo Mar Negro que limita o país com a Geórgia, Armênia e Turquia. A capital do país é Bucareste, considerada também a maior cidade do país.

O sistema político na Romênia é o democrático. As eleições para escolher os membros das câmaras ocorrem de quatro em quatro anos. E o primeiro-ministro, é nomeado pelo presidente, e é ele que dirige e nomeia os membros do governo. Mas a Romênia já foi um país totalmente dominado pelo comunismo, e fazia parte do Cinturão de Ferro juntamente com a União Soviética, e este regime político dominou os países do Leste Europeu por mais de 20 anos. A Romênia nos anos 80 poderia ser considerada como a Coreia do Norte de hoje. O ditador era Nicolae Ceausescu era conhecido como um líder comunista punho de ferro e ele dominou o país por mais de duas década.

A população da Romênia é de 19.64 milhões de pessoas (2017), para se ter uma idéia o país da Romênia tem menor população do que a Região da Grande São Paulo no Brasil (aproximadamente 21,5 milhões de habitantes).

Percebe-se então que essa população tem uma grande necessidade de ser evangelizada. Apesar de ser um país considerado cristão, a maioria esmagadora dos cidadãos romenos pertence a igreja ortodoxa – religião oficial do país desde da época do comunismo. Pois foi a única religião autorizada no país pelo ditador. E desde então é muito difícil evangelizar um ortodoxo, eles se consideram a religião pura, sem mistura. Mas não é ensinado as verdades sobre Cristo e muitos adeptos são apenas nominais ou permanece a religião por medo. A maioria dos jovens se declaram ortodoxo porque seus avós e pais foram ou são ortodoxo, mas eles mesmo não querem saber da religião. Os cristãos evangélicos em todo país é de apenas 1,5% e pela dificuldade de evangelização no país tem muitas igrejas com 15 ou 20 anos de fundada com apenas 20 ou 30 membros.

O Ministério “Internacional Café” faz parte do Projeto Missão Romênia, que visa alcançar jovens, estudantes universitários e adultos em Constanta – na Romênia, leste europeu. Este ministério almeja levar estes jovens ao conhecimento pleno de Cristo – e ao relacionamento profundo com Ele – através de estudos bíblicos, aconselhamento e discipulado. Desta forma servimos a estes estudantes, jovens e adultos, levando-os a entenderem e encontrarem em Cristo o sentido e o propósito da vida na presença de Deus.

Utilizamos como método de evangelização a construção de relacionamentos baseados na confiança através de cursos de inglês ou outros idiomas, por ser uma cidade universitária, Constanta recebe muitos estudantes de outros países, que necessitam melhorar o inglês. Muitos romenos querem aprender ou melhorar o inglês também, aulas de violão e piano, aulas de artesanatos como Patchwork e artesanatos natalinos, eventos culturais como noites culturais e exibições fotográficas e artísticas, bem como eventos gastronômicos ao redor do mundo onde mostramos e ensinamos as riquezas culinárias de outros países, reuniões, oficinas, etc. O Café tem também uma parceria como Connect, ministério que tem alcançado a comunidade surda na cidade. E através do ensino da língua de sinais e reuniões semanais objetiva conectar os surdos com a comunidade ouvinte e também falar do amor de Cristo para eles.

Em breve.