O país

A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. Sua capital é a Cidade da Guatemala, que também é seu maior e mais populoso centro urbano.

A Guatemala tem sua história marcada pela civilização maia, que habitou o território do país durante todo o período pós-clássico, até a conquista do Iucatã pelos espanhóis. Além da Guatemala, os maias viveram em Honduras, Belize, na parte sul do México e na parte oriental de El Salvador. Após sua independência da Espanha em 1821, a Guatemala tornou-se parte da Estados Unidos da América Central e, após a sua dissolução, enfrentou uma instabilidade política que caracterizou toda a região durante meados do século XIX. No início do século XX, a Guatemala se caracterizava por uma mistura de governos democráticos, bem como uma série de regimes ditatoriais, os quais eram frequentemente assistidos pelo United Fruit Company e o governo dos Estados Unidos. De 1960 a 1996, a Guatemala sofreu uma guerra civil travada entre o governo e militantes de esquerda. Após o ocorrido, o país experimentou um crescimento econômico e eleições democráticas.

Com 15,5 milhões de habitantes, a Guatemala é o país centro-americano mais populoso, e o segundo mais densamente povoado. A população é formada majoritariamente por indígenas e descendentes. A língua oficial é o espanhol, tendo também outras 23 línguas maias, xinca e garífuna presentes.

O projeto

O Projeto Guatemala, apoia obreiros autóctones na região da capital próxima a  Chimaltenango e interior da nação ema aldeias indígenas, que realizam diversos trabalhos evangelísticos como cultos ar livre, implantação de novas igrejas, discipulado para crianças e dentro das possibilidades e condições procura-se auxiliar os mais pobres levando alimentos e roupas usadas.

A nação ainda conserva muitos costumes indígenas e são adeptos da idolatria, porem com a mensagem de salvação tem  sido rompida esta fortaleza.

Os líderes

Pastor Luciano Vicente
Líder em base

Pastor Luciano Vicente é líder do projeto Discipulando Nações (Guatemala), resultado de um chamado de Deus no ano de 2003. Em 2005 foi consagrado ao ministério na Assembleia de Deus em Taubaté e assim desenvolve seu ministério como pastor na  Igreja Assembleia de Deus Missão na cidade de Taubaté – SP e também como presidente do projeto missionário Discipulando Nações ( implantação de igrejas autóctones, formação de lideres, missionários e tradução de porções bíblicas ),  atuando  como missionário em 14 etnias indígenas de 12 nações.

É formado em Teologia  pelo Centro Internacional de Missões em São Lourenço (MG), em Missiologia pela EMAD, Ciência da Religião e Bibliotecário pela Escola Ensino Nacional e Biblista   ( bacharel com enfase em tradução de porções bíblicas ) pelo seminário SETEAD de Brasilia.

Tem como base bíblica o evangelho de Mateus 28:19 e Atos 1:8. Como objetivo: alcançar com a pregação do evangelho o maior número de almas em todas as nações para Cristo na visão de formar discípulos para dar continuidade ao trabalho evangelistico, apoiando missionários nativos com ajuda econômica, formação teologica e tradução bíblica.

Seu lema é: fazendo discípulos de Jesus até os confins da terra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *