Cuba é a maior ilha caribenha e fica somente a 170 km da costa norte-americana da Flórida. O território é dividido quase igualmente por florestas e áreas cultivadas.

A santería, prática sincretista afro-cubana similar ao candomblé, pode ser considerada a principal religião de Cuba. Ela é uma crença animista baseada na religião yoruba, que foi trazida pelos escravos africanos durante a fase colonial e misturou-se ao catolicismo.

No ano de 2016, muitas igrejas foram demolidas, o número de Bíblias ainda foi insuficiente para todos os cristãos, o comunismo continua a ser uma barreira para quem quer evangelizar e a maioria dos líderes cristãos passam por sérias dificuldades financeiras, são ameaçados e ainda correm outros riscos.

Mas eles afirmam que aprenderam a viver dentro das “limitações”, tanto econômicas e políticas quanto religiosas. Sabem cuidar do pouco que tem e também vivem bem se esse pouco  for tirado. Quando um cubano se converte a Cristo, ele é lapidado. Aprende a ter um relacionamento pessoal com Jesus e a obedecer aos seus mandamentos. Também aprende a perdoar e a amar os  inimigos. Hoje, vivem através da  fé… ( Fonte: Portas Abertas ).

Em janeiro de 2005, sem falar espanhol e sem conhecer ninguém, Pr. Jander, desembarcou em Havana. No dia seguinte, partiu para Holguín, capital da província de mesmo nome, há 780 quilômetros do outro lado da ilha, onde permaneceu por treze dias.  

Temos favorecido o anúncio do evangelho na ilha descoberta por Cristóvão Colombo há mais de quinhentos anos (em 1492). Graças a essas viagens e aos muitos contatos no Brasil, temos realizado um trabalho discreto e abençoado. O Projeto Cuba, fundado logo após a primeira viage; reforçando o salário de 755  pastores e obreiros cubanos, ajudando  idosos e  cinco  ministérios de evangelização de crianças. Como se não bastasse, o projeto já comprou e doou quase 200 bicicletas e mais de 80 cavalos para facilitar a locomoção dos obreiros nativos tanto na zona urbana como na zona rural. Dentro das possibilidades  promovemos recursos para construções de templos. Tudo com recursos doados por igrejas e parceiros.

Cuba tem sido impactada pelo poder do Evangelho de Jesus Cristo, Cuba tem uma Praça da Bíblia e utilizam alguns meios de transporte, como bicicletas e cavalos citado acima, para evangelização em regiões montanhosas. Há uma equipe que atua no ministério infantil, através deste projeto milhares de famílias são alcançadas.

Discipulado de Crianças Cubanas
Formação de Obreiros
Culto Domestico

Missionária Andreia Macedo
Líder em base

Nascida em 1973, em Pirassununga (SP), em 2008 – a convite do pastor Carlos José de Melo (Presidente da VEMBRASIL) – iniciou seu trabalho (como voluntária) na Obra Missionária em parceria com a VEMBRASIL.

Atualmente atua como Secretária do departamento de Comunicação e também Líder em Base dos projetos Cuba, Níger e Egito.

 


Pastor Jander Magalhães de Castro
Líder em campo

Nascido dia 23/05/1963, no Municipio de Ipanema (MG), em um lugar chamado Córrego da Cachoeirinha.

Foi criado em um lar evangélico, desde muito cedo  envolveu na obra do Senhor, como instrumentista, professor de Escola Bíblica Dominical, cooperando em vários departamentos da igreja. Abandonou o trabalho material – supermercado, vidraçaria, obedecendo ao chamado do Senhor, tem dedicado inteiramente ao ministério da pregação e ensino da Palavra de Deus.

Foi batizado aos 13 anos e ordenado ao ministério aos 21 anos. Foi aluno da Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD) por quatro anos e bacharelel em teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina.

Durante 10 anos, foi pastor auxiliar da Assembleia de Deus de Ipanema, MG, e, desde que  mudou para Viçosa, atua como coordenador e monitor do Núcleo Teológico nº 1122 da EETAD, pregador itinerante e palestrante na área de missões e outras áreas no Brasil e fora dele, hoje  pastor Presidente da Assembleia de Deus de Ipanema MG. Além disso, ajuda projetos semelhantes aos de Cuba em outros  países (Haiti, Rep. Dominicana, Paraguai e Guiné Bissau). Tem três filhos: o advogado Raphael Felipe, a farmacêutica Fernanda Gabriela e o medico Gustavo Henrique e duas netinhas Gabriela e Isabela.

Casou em  Eunice Teodoro de Almeida Castro dia 17/10/1981. Membro da Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus em Minas Gerais desde 1985. Tem viajado pelo Brasil e vários países como EUA, CUBA, VENEZUELA, BOLIVIA, CANADÁ pregando em Congressos, Conferências de Missões, Campanhas Evangelísticas, etc.

É formado em:

  • Técnico Contabilidade;
  • Curso de Formação de Leigos – DIDAQUÊ – Ipanema – MG;
  • Etiologia e Línguas Bíblicas – Centro de Cultura Bíblica BERESHIT – Lajinha – MG;
  • Médio em Teologia – EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus – Núcleo 1122 – 4 ANOS);
  • Bacharel em Teologia – FAETEL;
  • Bacharel em Teologia – FTSA – Faculdade de Teologia Sul Americana – Londrina – PR;
  • Psicologia Pastoral – CEM – Viçosa – MG – CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos.

Atualmente pastoreia a Assembléia de Deus de Ipanema – MG , é o Vice Presidente da instituição VEMBRASIL e Líder em Campo do Projeto Cuba.