O país

Localizada na América Latina, a Colômbia caracteriza-se por suas densas selvas e por uma atmosfera tropical. É conhecida por dois produtos: o café e a cocaína. Quase a totalidade dos colombianos é constituída de eurameríndios, europeus ibéricos e eurafricanos.

Uma pequena parcela é de ameríndios. A maioria da população é alfabetizada, cerca de 30% tem idade inferior a 15 anos e três quartos vivem em zonas urbanas. Bogotá, a capital do país, é a cidade mais populosa, com 6,7 milhões de habitantes.

A Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela e Brasil; ao sul com o Equador e Peru; para o norte com o Mar do Caribe, ao noroeste com o Panamá; e a oeste com o Oceano Pacífico. A Colômbia também tem fronteiras marítimas com a Venezuela, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Com uma população de mais de 48 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. A Colômbia tem a terceira maior população de língua espanhola no mundo depois do México, Estados Unidos e Espanha.

O projeto

Na Colômbia pode ser conferido um belíssimo trabalho através de nativos dedicados na Evangelização de seu povo. O projeto Colômbia nasceu em 2008 quando tivemos o privilégio de visitar a nação pela primeira vez.Lá conhecemos o Pastor Jhon Fredy Franco Cortes, sua esposa irmã Carmen e seus dois filhos(Mateo e Maria Jose) e a Igreja que lidera até hoje na cidade de Villavicencio(a 250 km da capital Bogotá). A principal dificuldade era que os irmãos se reuniam em um salão alugado bem pequeno em cima de uma loja(o que é proibido no País). Depois de muita oração e trabalho da Igreja local e ajuda financeira da Igreja brasileira, os irmãos estão em um salão maior no centro da cidade onde podem adorar a Deus com maior liberdade. O trabalho se estende também a Acacia (uma cidade a uma hora de Villavicencio) onde os cultos são realizados aos domingos à noite. Continuamos pedindo oração por esse projeto pois queremos ajudar outros missionários nas cidades também visitadas (San Juan de Pasto,Popayan,Zipaquirá) e Imbague, onde temos o obreiro nativo Luis Kanole (cidade ainda não visitada).

A organização cristã internacional Portas Abertas, que atua com cristãos perseguidos, por meio do departamento Classificação da Perseguição Religiosa, divulgou uma lista atual somando 50 países em que os seguidores de Cristo são mais hostilizados por exercerem sua fé, na lista a Colômbia ocupa a posição de número 25 e assim como o Brasil está localizada na América Latina. Na Colômbia houve um aumento de cristãos que são perseguidos por mencionar a Palavra de Deus.

O Cristianismo chegou à Colômbia com seus colonizadores europeus, e os primeiros missionários protestantes chegaram ao país em 1825. Apesar das disputas entre as diferentes tradições, o cristianismo continua a ser uma força significativa. O trabalho intensivo de evangelização tem ajudado a Igreja a crescer cada vez mais.

Nosso alvo é  em cada cidade dessa grande nação ajudarmos obreiros nativos e assim mantermos os projetos com a ajuda da Igreja brasileira.

Os líderes

Pastor Obel Andrade
Líder em base

Treinador de líderes do curso Casados para Sempre (MMI), líder de grupo do curso ONE para noivos (MMI). Juntos  com sua esposa na liderança do projeto Colômbia desde 2008.

Pastor da Assembleia de Deus Ministério Missão (Minas Gerais, MG).
 
Michelle de Andrade formada pela APEC (Associação Pró-Evangelismo de Crianças) no ano de 2004 em São Gonçalo (RJ). Sempre atuantes como professores na EBD.
 
Cidades visitadas na Colômbia: Villavicencio, Zipaquirá, San Juan de Pasto, Popayán, Cúncia e Bogotá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *