Loading...

É com muita alegria que saúdo a todos leitores deste informativo missionário, passamos a informar o andamento da obra de Deus no sul mexicano, estado de Oaxaca no povoado de Encinal Colorado. O trabalho desenvolvido no campo sul mexicano é realizado pelo pastor e missionário Victoriano Santiago e pela missionaria Martha Elba, são indígenas da etnia AYUUK, são muitas atividades desenvolvida por eles e neste informativo destacamos os trabalhos de tradução bíblica, discipulado para jovens, crianças e a plantação de igrejas nativas no interior.

Esperança

No México, várias religiões coexistem: o cristianismo é, de longe, a religião majoritária, mas também existem minorias religiosas, como a comunidade etno-religiosa (devido à grande população indígena) e as comunidades muçulmana, judaica e budista. Embora o México seja um país predominantemente católico, as estatísticas do World Christian Database mostram que a presença protestante está aumentando. Existem diferentes formas de perseguição no México e a falta de proteção para os cristãos aumentou como resultado da forte presença de corrupção em todos os níveis de governo. A dimensão mais violenta é vista nos ataques de grupos criminosos contra sacerdotes e pastores. Líderes das comunidades indígenas também são responsáveis por atacar os cristãos.

Todas as igrejas são afetadas pela perseguição no México, mas nem todas experimentam o mesmo tipo e intensidade de perseguição. A intolerância secular, por exemplo, afeta todos os cristãos e aqueles que expressam suas convicções cristãs em debates públicos são frequentemente vítimas de assédio, crítica e ridicularização. Em outros lugares, são as igrejas que atuam em áreas controladas pelo crime organizado que são alvo. Aqui, grupos criminosos atacam igrejas, provocam ameaças de morte e assassinam líderes cristãos com o objetivo de intimidá-los e silenciá-los. Esses ataques ocorrem onde os ministérios cristãos são considerados uma ameaça para seus fins. Mais uma vez, uma situação completamente diferente é vivida por convertidos ao cristianismo nas comunidades indígenas, onde não é incomum que as famílias cristãs sejam punidas por deixar os costumes tribais e, por isso, são expulsos de suas casas. Finalmente, as denominações cristãs fora da Igreja Católica são afetadas porque não gozam dos mesmos privilégios e se sentem inferiores.

A tradução bíblica foi iniciada pelo missionário Victoriano Santiago no ano de 2002, em tempo parcial pois o mesmo ainda trabalhava secularmente. Após seis anos de trabalho com pouco rendimento foi lhe dada a oportunidade de trabalhar cem por cento na obra e assim a tradução bíblica avançou e atualmente já está traduzido do idioma espanhol para AYUUK todo o novo testamento. Agora é necessário mais alguns anos para correção, ajustes e então concluir este grande trabalho. A necessidade de tradução existe porque os indígenas Mixe del Istmo os AYUUK na sua grande maioria não compreendem bem o espanhol língua oficial mexicana; com a tradução eles receberão e farão uso das escrituras na língua materna, língua que fala o coração deles. O missionário Victoriano junto de sua esposa e a missionaria Martha tem trabalhado nesta tradução e coordenado outras traduções também, tanto escrita como oral. Os missionários trabalham em parceria com a aliança mundial Wicliffe no México e sempre estão participando de seminários para aperfeiçoamento dos trabalhos por eles desenvolvidos, no mês de Maio estiveram por uma semana participando de um seminário na capital do México. Neste seminário foi abordado os seguintes temas: ferramentas e diretrizes para o aperfeiçoamento da tradução bíblica, uso do paratext atualizado, programa de computador desenvolvido para este trabalho de tradução. Temos a esperança em Deus que nos próximos anos teremos a tão sonhada dedicação da bíblia na língua indígena AYUUK.

Discipulado

O missionário Victoriano e missionaria Martha tem realizado um grande trabalho de discipulado formando crianças e jovens. Também tem ensinado adultos a escrever e ler no idioma AYUUK pois desta maneira eles terão a felicidade de ler a escritura sagrada na língua que está sendo traduzida a bíblia o AYUUK. As escolas bíblicas são muito animada com cânticos no idioma AYUUK, orações fervorosas e muita bíblia, ensinamentos sobre família, ministérios na igreja e missões… há um desejo muito grande no coração dos indígenas AYUUK de testemunhar a outras etnias a mensagem de salvação pela fé em Cristo. Faz 50 anos que os missionários americanos evangelizaram o povo AYUUK no sul mexicano, eles formaram lideranças autóctones e foram embora, a igreja segue em marcha com o único objetivo de fazer o maior numero de discípulos para que o evangelho avance entre sua etnia e outras ainda não alcançadas na nação mexicana.

A igreja Ayuuk é muito avivada e neste mês de Maio tem intensificado os trabalhos na comunidade indígena. Além de cultos e atividades missionarias tem também feito varias obras sociais e incentivado o uso das escrituras na língua materna a língua que fala o coração do indígena, assim muitos adultos tem se interessado em aprender a ler e escrever no idioma AYUUK. O missionário Victoriano e esposa irmã Rosalva tem visitado muitas comunidades da etnia AYUUK e outras etnias também levando uma palavra de ânimo aos lideres nacionais e incentivando sempre que louvem a Deus e preguem no idioma nativo . Neste mês de junho o missionário Victoriano está visitando e realizando um trabalho em uma das regiões indígenas mexicanas de maior perseguição a cristãos protestante, a região de Chiapas que faz fronteira com a Guatemala, tem um histórico muito triste de perseguição e morte de cristãos protestantes. Nesta oportunidade o missionário AYUUK esta auxiliando outra etnia ( Tzeltal, Tsotsil, e Tojolabal ) . Oremos para que Deus conceda sabedoria e graça para o trabalho desenvolvido.

É com imensa alegria que os nativos expressam seus sentimentos de gratidão pela fiel ajuda econômica enviada por meio da VEMBRASIL em parceria com as igrejas brasileiras. Esta grande ajuda econômica é de muito valor para o avanço do reino de Deus na nação mexicana que esta na 39ª posição em intolerância religiosa no mundo atual.

Interceda

Por favor não cesse de orar por todos os projetos aqui mencionado neste informativo. Orem pela obras de tradução que estão em andamento , também pela vida dos discípulos e lideres que temos feito, por outras etnias que ainda não possui nada das escrituras em seu idioma. Obrigado por nos ajudar a discipular as nações, que Deus vos abençoe.

2018-08-03T17:12:59+00:00