O país

A Índia é o sétimo maior país do mundo em extensão. Sua área corresponde a um terço do Brasil. Localizada na região centro-sul do continente asiático, a Índia é delimitada ao norte pelo Himalaia, a cadeia de montanhas mais alta do mundo, e faz fronteira com Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh e Mianmar.

Fonte: Wikipedia.

Informações gerais

  • Capital: Nova Déli;
  • Governo: República federativa, chefiada pelo presidente Pratibha;
  • Patil desde julho de 2007;
  • População: 1,2 bilhão (28,7% urbana);
  • Localização: Sul da Ásia;
  • Idiomas: Hindi, inglês e outras 21 línguas oficiais;
  • Religião: Hinduísmo 80,5%, islamismo 13,4%, cristianismo 2,3%, siquismo 1,9%, outras  1,9%;
  • Perseguição:Limitações severas.

O projeto

A Índia conta com três grupos que realizam trabalhos em vários vilarejos, com missionários dedicados que estão fazendo visitas, evangelismo e estudo bíblico. O Centro de Treinamento é muito importante, pois os alunos tem aulas teóricas e práticas de missiologia, onde vão aos leprosários e hospitais. Uma equipe médica (cristã) tem realizado palestras a fim de ensinar as pessoas a respeito de higiene corporal e bucal. E o mais importante: é falado de Jesus e milhares de pessoas O reconhecem como Salvador e Senhor.

Projeto Modi Road

LOCAL
Roshan Nagar, Modi Road, Bangalore.

2. O OBJETIVO DO TRABALHO EM CENTROS

O Projeto Modi Road baseia-se na visão que vem de Mateus 25: 34-36 (versículo 35 e 36 “eu estava faminto e você me deu algo para comer, eu era um estranho e você me convidou para entrar, eu precisava de roupas e você me vestiu, eu estava doente e você cuidou de mim”) e existe para servir aos pobres, necessitados e marginalizados; trazer transformação para a comunidade, família e indivíduos. Os nossos objetivos são:

  • Levar educação para as crianças carentes das favelas
  • Capacitação de mulheres
  • Ajuda médica
  • Aconselhamento
  • Programas de conscientização
  • Jovens adultos & centro de informática
  • Conscientização contra os males sociais
  • Transmitir o conhecimento de Deus, do homem e do pecado; as consequências do pecado e a salvação que vem por meio da fé em Cristo.

A estratégia que adotamos para alcançar esses objetivos é uma abordagem holística, ou seja, nos concentramos na pessoa com um todo: a) físico, b) emocional, c) espiritual e d) aspectos financeiros da vida das pessoas. Os grupos que escolhemos para atender são as crianças, jovens adultos e as mulheres.

Nós nos esforçamos para alcançar nossos objetivos por meio do trabalho em equipe. Pela graça de Deus temos funcionários que estão comprometidos e apaixonados pelo serviço de transformação de vida que levamos para a comunidade.

3. UMA BREVE NOÇÃO SOBRE AS PESSOAS DA COMUNIDADE

As pessoas que vivem nessas favelas vêm principalmente de estados vizinhos. Elas vêm em busca de empregos para sustentar suas famílias, trabalhando como operários diários em oficinas de conserto de sapatos e dirigindo riquixás (carros) contratados. Alguns são até trabalhadores de pedreiras. A maioria das mulheres trabalha como empregada doméstica ou em fábricas de roupas; e muitas fazem incenso (perfumaria) ou descascam e limpam alho para grandes supermercados. Muitos deles são vítimas de exploração no trabalho. Normalmente, homens da comunidade trabalham duro, mas frequentemente acabam desperdiçando seu dinheiro, arduamente ganho, em álcool, jogos de azar e outros maus hábitos.

4. GRUPOS DE PESSOAS

Todos os grupos étnicos e religiosos vivem lado a lado. A favela Modi Road é composta por 95% de mulçumanos e o restante são Dalit (a mais baixa casta do Hinduísmo) e uns poucos são cristãos. Nós tratamos a todos com igual respeito e amor.

5. EXECUÇÃO DE NOSSOS OBJETIVOS

  • EDUCAÇÃO: A educação desempenha um grande papel na transformação da comunidade. Nos últimos 7 anos, nosso centro em Modi Road atendeu 60 crianças todo ano (limitado  devido a falta de espaço) com nutrição e educação informal. No momento, temos 30 crianças em nossa escola, conhecida como Escola Comunitária Roshan Nagar. Logo que chegam, recebem café da manhã e no final da aula, fornecemos uma refeição para cada criança, como parte do programa para tratar do crescimento e nutrição das crianças.  Junto com o currículo normal, nós também contamos histórias bíblicas para os estudantes e os ensinamos a orar.
  • CAPACITAÇÃO DE MULHERES: muitas mulheres têm a responsabilidade de cuidar de famílias grandes com uma renda muito pequena. Começamos um programa para resolver esse problema. Agora oferecemos treinamento em alfaiataria e aulas de inglês e no futuro gostaríamos de acrescentar formação de esteticista, mas devido a falta de espaço não somos capazes de expandir neste momento.
  • ACONSELHAMENTO: as mulheres são a parte mais duramente pressionada da comunidade; elas passam por muitas lutas, problemas e pressões. O objetivo do aconselhamento é educá-las para lidar com questões familiares, tais como controle de natalidade ou como criar os filhos de uma forma piedosa.  Este ministério vai desempenhar um grande papel na cicatrização de feridas, abordando questões que as mulheres normalmente hesitam em compartilhar com outros. Este é um ministério de oração e compaixão para curar as almas feridas.
  • MÉDICO: esta é uma necessidade muito grande na comunidade, porque muitos sofrem com uma série de problemas de saúde e eles não costumam ir ao médico devido ao alto valor das consultas. Muitos sofrem sérios problemas de saúde que poderiam ser facilmente curados, se fossem tratados nos estágios iniciais. Desde que abrimos uma pequena clínica, muitas pessoas têm se beneficiado dela.  A Dra. Anuradha (Throw the Net) vem uma vez por semana e faz tratamentos e diagnósticos básicos enquanto educam as pessoas sobre como manter sua própria saúde e bem-estar. Este ministério abre portas para nós para orarmos pelas pessoas e compartilhar o evangelho.
  • PROGRAMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO: Modi Road é um dos centros na cidade de Bangalore de onde garotas são traficadas e fornecidas aos bordéis. Ocasionalmente, colocamos programas para conscientizar questões relacionadas a tráfico, AIDS, a importância da educação, a necessidade e o papel da alfabetização de adultos, a saúde, etc.
  • JOVENS ADULTOS: o período da adolescência é crucial, pois é nessa fase que muitos podem se desviar para os maus hábitos. Além disso, nas favelas muitos adolescentes são forçados a abandonar a escola para ajudar nas responsabilidades familiares. Há muitas crianças que gostariam de prosseguir com sua educação, entretanto, devido a pobreza de suas famílias, eles não podem. Por isso, há uma grande necessidade do ministério de cuidar desses jovens. Uma das estratégias eficazes e rentáveis para atender esta necessidade é através de cursos de informática. Se pudermos abrir um centro de computação com cursos de 3 meses, de 6 meses, de 9 meses e de 12 meses, poderemos fazer muito por esses jovens adultos. Um dos nossos objetivos é ter uma pequena biblioteca onde poderemos manter revistas, jornais, livros de histórias, biografias, NTs, Bíblias, etc. Os estudantes poderão entrar e escolher qualquer coisa que gostariam de ler, e podemos ter certeza de que o Espírito do Senhor trabalhará neles, bem como trabalhará em nós, nos permitindo responder a qualquer pergunta que eles tenham. Este centro também pode desempenhar um grande papel em guiar jovens adultos no caminho certo. Os jovens têm seus próprios problemas e freqüentemente estão procurando por um lugar onde se sintam confortáveis para se abrirem e compartilharem seus problemas. Nós podemos criar essa atmosfera para guiá-los, aconselhá-los e para orarmos com eles, bem como para dizer-lhes a verdade do amor de Deus.
  • TRANSMITIR O CONHECIMENTO DE DEUS, DO HOMEM E DO PECADO; AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO E A SALVAÇÃO QUE VEM POR MEIO DA FÉ EM CRISTO: nossa principal abordagem em todo o programa é uma abordagem holística dirigida às necessidades espiritual, física e emocional. O compartilhamento do amor de Deus, a transmissão do conhecimento sobre os pecados da humanidade, sobre a salvação que Deus quer dar para aqueles que se arrependem e a oração pelas pessoas são partes integrantes de nosso ministério.

6. METAS

  • EDUCAÇÃO: levar o ensino médio inglês para as crianças carentes. Começamos uma escola pré-maternal e uma maternal na favela.
  • CAPACITAÇÃO DA MULHER: capacitamos as mulheres dando–lhes habilidades, tais como alfaiataria e o inglês falado (estes dois estão sendo realizados no momento). Gostaríamos de introduzir um curso de esteticista no futuro.
  • ACONSELHAMENTO: encontrar pessoas bem treinadas e comprometidas para fazer este trabalho.
  • AJUDA MÉDICA: montar uma clínica boa com as ferramentas e os instrumentos necessários.
  • PROGRAMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO: convidar especialistas neste campo; organizar seminários de meio-dia de duração e fornecer os materiais necessários.
  • TREINAMENTO EM INFORMÁTICA: adquirir computadores para realizar o treinamento em informática para os jovens.
  • ESFORÇOS EVANGELÍSTICOS: construir uma biblioteca onde teremos Bíblias, NTs, biografias, livros de história, revistas, jornais e outros livros religiosos para que os alunos de informática possam pegar qualquer um desses livros para ler antes ou após as aulas.  Nomear pelo menos duas pessoas para passar algum tempo com os alunos para ouvir seus questionamentos, para dialogar e orar com eles. Montar um autofalante em uma parte alta do centro para tocar músicas devocionais e para que as pessoas ouçam a leitura de trechos da Bíblia, todas as manhãs e noites.
  • VISITA: periodicamente visitar as famílias dos alunos, os pacientes em seus lares e orar por eles, compartilhar testemunhos, distribuir literatura evangelística, se surgir uma oportunidade.

7. RESULTADOS FINAIS

  • As crianças pobres e marginalizadas poderão ter a oportunidade de começar a estudar após terem completado nossa escola pré-maternal e maternal, muitas das quais, de outra forma, seriam negligenciadas pelos pais.
  • Cada criança que está conosco tem a oportunidade de descobrir seus dons únicos. Nossos professores irão trabalhar com os pais para estimular esses talentos em toda a sua extensão.
  • Desde que fornecemos as vitaminas, suplementos e almoço, as crianças crescerão saudáveis, tanto fisicamente quanto mentalmente.
  • Ao longo de suas lições normais, as crianças aprenderão também coisas espirituais. Nós ensinamos-lhes a orar, contamos histórias da Bíblia, e mostramos como amar uns aos outros e a respeitar os pais e os mais velhos.
  • Nossa clínica atende pessoas que estão doentes e que, de outra forma, sofreriam devido à falta de dinheiro para pagar as consultas médicas e o medicamento.
  • As mulheres serão capacitadas com habilidades para a vida, como alfaiataria e conhecimentos de esteticistas que lhes permitirão ter melhores rendimentos para sustentar a família.
  • Males sociais, como tráfico humano, alcoolismo, crimes contra as mulheres e crianças, e doenças como AIDS, poderão ser mantidos sob controle através dos nossos programas de aconselhamento e conscientização.
  • Aos adultos jovens serão dados educação e habilidades em informática e terão oportunidade de conhecer Jesus através do centro de computação e da biblioteca.
  • À medida que as crianças cresçam com valores espirituais, haverá uma sociedade saudável no futuro.

Missionária Giselle Biller (líder em base)

giselle

Atuante na VEMBRASIL como tradutora do Projeto Cuba desde 2004, e a partir de 2005 como Secretária Geral e Líder dos Projetos Índia e Nepal em Base.

Fez viagens missionárias em alguns países como Argentina, Portugal e 5 Estados na Índia (Capital e outros) e vários Estados no Brasil, palestrando a respeito do Projeto, a fim de conquistar mais mantenedores para os missionários e também louvando a Deus, com 3 CDs de louvor gravados (“Vai em frente”, “Tu És Rei” e “Giselle Biller EN ESPAÑOL”).

O projeto Índia iniciou em meados de 2003, com aproximadamente 40 missionários e hoje conta com um total de 277 entre obreiros e crianças adotados.

Formação:

  • Graduada em Letras e Pós Graduada em Estudos da Língua Inglesa (Centro Universitário Anhanguera);
  • Curso Médio em Teologia (EETAD);
  • Curso Básico em Missiologia (EMAD);
  • Graduanda em Psicologia (Desde 2013 – Centro Universitário Anhanguera);
  • Pós-Graduanda em Teorias Psicanalíticas (Desde 2014 – FACEL – Joinville-SC).

Door of Peace (Chandigarh, Índia)

Rajesh-Pratap-Singh1Pratap Singh, fundador do ministério Door of Peace no Norte da Índia desde 2005. Tem implantado igrejas domésticas em diversas regiões ao norte do pais, através de obreiros locais.  Além do trabalho de implantação de igrejas abriu, já faz um ano o Centro de Treinamento e Discipulado para crentes locais onde a visão é de formar líderes que possam alcançar seu próprio povo. Dirige um projeto de nutrição e alfabetização para crianças desprivilegiadas  da sociedade,  além de  outros.

Deus olha para homens e mulheres, que são biblicamente chamados para lançar visão, definir metas, mobilizar o Corpo de Cristo, e superar os obstáculos, a fim de alcançar as nações para Cristo. Deus é quem mudou e continua mudando o curso da história através da seleção de homens e mulheres que vão agir em seu nome “. (Tirados de vários autores)
“Liderança não é para qualquer um. Liderança é influência” A liderança espiritual tem origem em Deus. Os líderes espirituais são desenvolvidos por Deus. O exercício da liderança espiritual é centrado em Deus e o objetivo final é dar glória a Deus. O líder precisa ser primeiramente servo, ter visão e centrar em Deus.

Este acima é Pratap Singh que vem de raízes hindus, convertido ao cristianismo desde 1989. Conheceu ao Senhor ao ver sua própria  irmã sendo curada de leucemia, quando esta era apenas uma adolescente. Seus pais se converteram na mesma época.  Começou uma nova etapa para a família Thakur. Eles são  provenientes de uma  linha chamada casta alta (que é o berço onde a pessoa nasce); são de família ortodoxa onde tinha seus próprios sacerdotes hindus para ministrarem à família. Ao darem este passo de fé de seguir a Cristo, a família toda passou por várias provações e apesar de muitos coisas terem sido mudadas, algumas coisas ainda prevalecem ate ao dia de hoje; como é o caso de terem sidos  deserdados da herança da família bem como o desprezo.

Pratap Singh fez a escola da Jocum e alguns outros treinamentos; mas o chamado mesmo veio de Deus para a sua vida quando este se dispôs a servi-Lo logo no início de sua caminhada espiritual.

Rajesh-Pratap-Singh21

Hoje, Pratap Singh, dirige o ministério  de forma eficiente e de tempo integral. O ministério foi registrado como uma ONG Cristã – Door of Peace. Possui de cerca de 40 obreiros locais unidos a esta; sem contar alguns outros locais que trabalham voluntariamente. Recentemente em (Novembro, 2014) formou 20 estudantes do centro de treinamento e discipulado que começará ha um ano atrás. Estes agora estão empenhados a começarem suas próprias igrejas nas regiões de onde vieram.

Novas turmas terão inicio no ano que vem e assim a formação de mais novos lideres locais será  o alvo e metas a se cumprir.

Chamado, dedicação e serviço: Precisamos de uma geração de lideres vocacionados por Deus e treinados para que a tarefa de evangelização venha ser realizada.

Throw the Net (Bangalore, Índia)

Translate »