O país

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 200 milhões de habitantes). É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados cantos do mundo.

Fonte: Wikipedia.

As religiões

A Constituição prevê liberdade de religião ou seja, proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um país secular.

Em outubro de 2009 foi aprovado pelo Senado e decretado pelo Presidente da República em fevereiro de 2010, um acordo com o Vaticano, em que é reconhecido o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. O acordo confirmou normas que já eram normalmente cumpridas sobre ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental (que assegura também o ensino de outras crenças), casamento e assistência espiritual em presídios e hospitais. O projeto sofreu críticas de parlamentares que entendiam como o fim do Estado laico com a aprovação do acordo.

Em 2000, a religião católica representava 73,6% do total no país. Em 2010, era 64,6%, sendo observada pela primeira vez a redução em números absolutos (de 124 980 132 para 123 280 172). Ainda assim, o perfil religioso brasileiro continua tendo uma maioria predominantemente católica (42,4% a mais que a segunda maior religião do país, o protestantismo). De acordo com o censo de 2010, entre os estados, o Rio de Janeiro apresenta a menor proporção de católicos, 45,8%; e o Piauí, a maior, 85,1%. Já a proporção de evangélicos era maior em Rondônia (33,8%) e menor no Piauí (9,7%).

Fonte: Wikipedia.

O projeto

No dia  15 de janeiro de 2013, pastor Nazareno (juntamente com sua família e alguns irmãos), iniciaram  o projeto – no bairro dos Pereiros – onde puderam  ver a necessidade e a pobreza  daquelas crianças. No primeiro dia contaram  com a ajuda de alguns irmãos, levaram caixas de som, violão e lanche; o local é considerado uma favela e estas crianças vivem na linha abaixo da pobreza.

A prostituição de menores e o trafico de drogas ocorrem diariamente neste local.  Este trabalho teve inicio com aproximadamente 80 crianças, mas com o decorrer do tempo (já três anos), contamos com mais de 150 crianças efetivas – participando todas às terças-feiras. O espaço, onde é realizado o trabalho com as crianças, é pequeno – um pequeno salão medindo 6×6 metros, onde a maioria das crianças ficam pelo lado de fora.

Após a realização do trabalho, são servido para as crianças lanches. No dia em que o projeto não tem o lanche para as crianças, os trabalhos são cancelados.

Foi feito orçamento do material de construção para ampliar o salão e é preciso os seguintes materiais:

  • 4 mil blocos;
  • 20 sacos de cimento;
  • 8 coluna de ferro (na qual fica no valor de R$ 1.900,00 à vista)

Damos graças a Deus porque, com o apoio de alguns irmãos e igrejas, conseguimos comprar estes materiais; nos falta apenas 26 telhas (Eternit)  no valor de R$600,00 – cremos que a partir de inicio de fevereiro já estará ampliado o local onde as crianças poderão servir a Deus dentro do salão.

No dia 25 de dezembro de 2016, através do Evangelista Edson Gouveia, a VEMBRASIL esteve conhecendo este trabalho de perto e – aproveitando a ocasião – levou brinquedos para as crianças que foram doados pela igreja Amor Ágape (pastor Anderson). Podemos ver a grande necessidade de vidas que não conhecem a Cristo.

Nossos desafios

  • Orar e interceder;
  • Conseguir mantenedores para este lindo trabalho;
  • Conseguir as 26 telhas Eternit;
  • Conseguir recursos financeiros para à aquisição do material didático e lanches (que são distribuídos semanalmente);
  • Voluntários para apoiarem o projeto;
  • Estratégias de Evangelização.

O Ceará

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no norte da Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco ao sul e Piauía oeste. A população do estado estimada para o ano de 2015 foi de 8.904.459 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.

O povo cearense foi formado pela miscigenação de indígenas catequizados e aculturados após longa resistência, colonizadores europeus e negros que viviam como trabalhadores livres ou escravos. O povoamento do território foi bastante influenciado pelo fenômeno natural da seca.

Evangelista Edson Gouveia (líder em base)

20160527_191550

Casado com Edna Gouveia, possui uma filha (Fernanda Gouveia), membro da Assembleia de Deus Ministério Madureira, converteu-se no ano de 1994;

Formado em:

  • Missiologia (EMAD);
  • Casados para Sempre;
  • Familia Cristã.

Experiência na formação de secretaria de missões locais; palestrante (missões transculturais); mensageiro do Evangelho de Jesus Cristo. No ano de 1998 recebeu seu primeiro chamado atuando como secretário geral de missões; em 2000 Deus o chamou para atuar como representante da VEMBRASIL, presidida pelo Pr. Carlos José de Melo, no Estado de São Paulo, atuou como líder do projeto Índia, Ucrânia e Níger. Em sua viagens missionárias transculturais, incluindo tribos indígenas peruanas, abriu frente de alguns projetos.

No ano de 2003 a 2010, com o apoio da convenção geral da Assembleia de Deus Missão (baiana), percorreu pelo estado da Bahia, supervisionando campo missionário, buscando igrejas parceiras para apoiar o projeto na adoção de missionários baianos, como também buscando igrejas baianas através da liderança em adoções de missionários transculturais, tendo conhecimento com líderes na Bahia – hoje atuando como líder (em base) do projeto VEMBRASIL – Bahia.

Nosso alvo: trabalhar lado a lado com igrejas e lideranças em parcerias em adoções de obreiros nacionais; enviar para base missionaria obreiros (baianos)  que tem chamado para campo missionário; implantação de cursos para novos convertidos e missões; abrir novas bases da VEMBRASIL para suporte e apoio às igrejas mantenedoras, apresentando projetos em adoção para a igrejas e lideranças.

Pastor Francisco Nazareno (líder em campo)

Screenshot 2017-01-14 10.31.34

Aceitei a Cristo como salvador no dia 17 de agosto de  2003, no memento mais difícil da minha vida. Era uma pessoa totalmente usada pelo inimigo de nossas almas – era alcoólatra e fazia coisas que não agradavam a Deus.Porém um dia ouvi falar de Jesus entreguei minha vida a Ele e hoje sou transformado pelo poder do Evangelho.

Hoje sou pastor de uma igreja no interior do Ceará (numa cidade chamada Ipu). Neste lugar nós damos assistência em vários povoados e cidades circunvizinhas e temos também um trabalho infantil no local chamado “Populares dos Pereiros” – já temos 3 anos que trabalhamos com este projeto. Nossa necessidade é ampliar o salão pois temos mais de 150 crianças no projeto e o local atual não comporta estas crianças; precisamos de um sustento para o missionário dar continuidade ao trabalho porque temos outros lugares a serem evangelizados em bairros piores do que estes.

 

Translate »